O Município

Livro: Placas Uma História em Construção

HISTÓRICO: A bandeira o hino e o brasão de Placas foram criadas em um concurso público realizado no dia 13 de julho de 1999. O autor do hino e da bandeira é o mesmo:Luiz Alberto de Freitas . O autor do brasão é o senhor: SARAIVA cidadão residente no Município de Rurópolis. O Hino de Placas original do concurso teve de passar por alguns arranjos para ser adaptado a nossa realidade, o que foi efetuado pelo Profº Lisvaldo César,com a autorização do autor e da, então, Secretária de Educação Profª Maria José Andreatta.

BRASÃO FRASE INICIAL: Diz-se sobre a dada de emancipação política do Município de Placas – PA. BANDEIRAS INTERIORES: Pará: Estado a qual o município está localizado; Placas: Centro da Bandeira Municipal de Placas. MÃOS UNIDAS: Representa a união a qual fez de Placas o município a qual é hoje, haja vista que o mesmo foi oriundo de uma reserva da colonização da Br 230 (Transamazônica) ; união que encontramos nos dias hodiernos presente no povo hospitaleiro placaense. AGRICULTURA COM MAQUINA DO LADO ESQUERDO: Representa uma das bases econômicas do município, que é tipicamente agricultor, enfatizando as agriculturas de cacau, guaraná, arroz, milho, pimenta-do-reino, etc. PECUÁRIA COM ANIMAL DO LADO DIREITO: Representa uma das bases da economia local, com ênfase na criação de bovinos e suínos. FRASE INFERIOR DO BRASÃO: Trabalho, União e Esperança: Equivale ao slogan oficial do município que traduz a luta do povo placaense pautados no trabalho, na união e na esperança. VEGETAIS NAS BORDAS SUPERIOR, DIREITA, ESQUERDA E INFERIOR DO BRASÃO: Representam a base econômica do município que equivale a plantações de cacau, pimenta-do-reino e guaraná: Imagem superior, direita e esquerda (imagem de folhas e frutos do cacaueiro e folhas e frutos da pimenta-do-reino); Vegetais apresentados abaixo do brasão: folhas e fruto do guaranazeiro.

Bandeira de placas – PA. Faixa Azul: Representa o céu e a esperança do povo placaense: Céu: Presente na maioria do ano de forma esplendida no verão nortista da Amazônia Brasileira;  Esperança: Presente no povo placaense, que apesar das dificuldades naturais encontradas, nunca desiste de lutar por dias melhores; Faixa Amarela: Representa a riqueza do município: Riqueza natural; Riqueza cultural; Riqueza mineral. Faixa Verde: Representa a Natureza exuberante do município: Município de Placas é abençoado com uma natureza exuberante onde se encontra uma floresta típica amazônica e uma fauna rica e um solo fértil. O globo central: Representa a fase da história de Placas, quando este município era a divisa do segundo para o terceiro fuso horário que foi extinto em 2008 pelo então Presidente Lula. Até esta data, a área urbana de Placas era composta por dois horários oficiais diferentes: Lado leste: Horário oficial de Brasília; Lado oeste: Horário oficial de Manaus. Obs: Divisa extinta em 2008

Letra e música: Alberto de Freitas. Arranjos: Lisvaldo Cesar tomaela.


Acessibilidade
Acessibilidade